[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: LeYa
Páginas: 336
Ano de Publicação: 2015

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

♥♥♥

O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares é um daqueles livros que atrai e conquista pela proposta peculiar de seu enredo e também pelo apelo visual e atrativo. Com uma diagramação muito bem trabalhada, repleto de fotografias verídicas de colecionadores, muito bem selecionadas, que ilustram e conferem a trama um aspecto bizarro e sombrio, instiga o leitor a querer conhecer e desvendar o universo por trás desse curioso orfanato.

Jacob é um adolescente que cresceu ouvindo histórias e as aventuras vividas pelo seu avô, Abraham Portman. Durante a infância o garoto acreditava veemente e era fascinado por tudo que era narrado pelo avô – desde ter crescido em um orfanato, já ter enfrentado guerras e até mesmo cruzado desertos. Mas o que atraía principalmente sua curiosidade, era o orfanato em que Abraham dizia ter crescido no País de Gales, pois lá seus moradores não eram nada comuns, eram crianças bastante singulares. Por meio de fotografias um tanto bizarras, Abraham apresentou ao neto algumas dessas crianças peculiares com o intuito de mostrar que estava falando sobre algo verdadeiro. Contudo, com o passar dos anos Jacob começa a se questionar sobre a veracidade de todas aquelas histórias, percebe que elas não poderiam ter fundamento e mesmo as fotografias vistas poderiam ter sido facilmente alteradas. Afinal de contas, como seu pai costumava dizer, seu avô já era um homem idoso e poderia muito bem não está em perfeita saúde mental, além disso, essa poderia se tratar de uma forma distorcida que ele encontrou para encarar e amenizar o trauma de ter sido afastado ainda muito jovem da família para viver em um país distante. 


Após a trágica e misteriosa morte do avô, Jacob costuma ter frequentes pesadelos e não consegue esquecer da noite em que isso aconteceu. Bastante intrigado com o que acredita ter visto naquele triste momento, ele percebe que alguma coisa está errada e se sente culpado por não ter acreditado nele. Dessa forma, decide viajar junto com o pai até o País de Gales para conhecer o misterioso orfanato e descobrir mais sobre a vida do avô. Mas para sua decepção, tudo que encontra é um velho casarão abandonado e isolado do resto da cidadezinha, esquecido há muito tempo até mesmo pelos próprios moradores da pacata ilha. Quando o garoto está prestes a desistir e faz sua última visita ao orfanato, é surpreendido por algumas crianças, as quais já lhe eram familiar de alguma maneira. A partir desse momento, Jacob embarca no fantástico universo das crianças peculiares e se certifica de que as histórias contadas pelo avô eram a mais pura verdade. Além de descobrir sobre o modo de vida que elas levam e porque têm de viver isoladas do resto da ilha, Jacob vai aprender mais sobre a trajetória do avô e ficar ainda mais fascinado pelo homem corajoso e honrado que ele foi.

A escrita do Riggs é ágil e habilidosa, mesmo tendo que descrever cada personagem com suas características específicas e elaborar a ambientação em que as mesmas estão inseridas, o autor possibilita uma leitura fácil e ávida, sem muito arrodeio, o que me agradou certamente. A trama em si é desenvolvida baseando-se, principalmente, em elementos fantásticos, a aura de suspense sugerida pelas imagens do livro, não se faz tão presente no texto, o enredo é regado a desvendar mistérios e a partir do momento em que se conhece parte disso, o suspense vai para segundo plano e dá espaço para doses de ação, aventura e um sutil toque de romance.

Apesar de ter uma premissa interessante, ser um livro bem recomendado e ter sido adaptado para o cinema, sob a direção de nada mais nada menos que o grande Tim Burton – o que me deixou ainda mais empolgada para fazer a leitura – não me senti completamente envolvida quanto achei que ficaria pela história. Para mim não funcionou como um livro incrível, como ouvi muitos comentários, mas isso não quer dizer que o enredo não tenha seus méritos e sua singularidade. E eu pretendo fazer a leitura dos demais livros da série e continuar acompanhando as aventuras do garoto Jacob. Enfim, fica a recomendação para aqueles que gostam de histórias de fantasia construídas com aspecto “peculiar” e escrita com destreza. 


Sobre a série: 


O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é o primeira da série, que conta com mais dois volumes e um livro de contos

2 comentários

  1. Lendo sua resenha, percebi como preciso ler a continuação. Eu sou dessas se não leio logo em seguida acabo demorando horrores porque passo muita coisa a frente.
    Gostei de sua resenha e pontuações. Eu adorei esse livro, achei a história muito criativa e bem desenvolvida, também achei bem bacana o fato do autor ter utilizado o recurso das fotos antigas como ilustração e inspiração para seus personagens. O único ponto dessa narrativa que me incomodou um pouco foi que demorou muito para Jacob encontrar o lugar de fato. Mas fora isso gostei muito desse livro e quero muito ler o resto!<3

    Bjokas!:**********

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado da resenha, Eloise. Também quero ler as continuações, mas vai demorar um pouquinho, pois não tenho os outros livros ainda. E sou daquelas que se passa muito tempo, vou esquecendo os detalhes da história rsrsrs

    Abraço!!!

    ResponderExcluir