[Resenha] Na escuridão da noite - Kathryn Smith

Título: Na escuridão da noite
Autor(a): Kathryn Smith
Editora: Essência
Páginas: 416
Ano de Publicação: 2009

Por trás da aparência irresistivelmente sedutora, Wynthrope Ryland esconde um grande e terrível segredo que um chantagista ameaça revelar. Pressionado, ele deve fazer uma difícil escolha para manter seu passado oculto: trair a confiança da viscondessa Moira Tryndale, a única mulher que amou na vida, ou arruinar sua família. Na verdade, ele não tinha escolha. Nunca colocaria seus irmãos em risco. Se tivesse de voltar a roubar para protegê-los, ainda que pela última vez, assim o faria. Mesmo que a vítima, dona da cobiçada tiara de diamantes, fosse Lady Aubourn... ou simplesmente Moira. Wynthrope teria de tirar proveito da proximidade com a viscondessa para furtar a joia e entregá-la ao criminoso. Depois de algum tempo - para não levantar pistas -, terminaria o relacionamento e a convenceria de que ele era mesmo um libertino, como todos pensavam. O plano parecia perfeito, se fôssemos movidos apenas pela razão... Era tarde demais para Wynthrope encarar o roubo como apenas mais um de sua pregressa carreira. Moira o conhecia como ninguém. Melhor do que ele mesmo. E sabia que ele não era o que aparentava ser. Wynthrope não podia esconder nada de Moira e muito menos fingir para si mesmo que não estava completamente apaixonado. Será que seu amor acabará falando mais alto que a forte ligação entre os irmãos? 

♥♥♥

Na escuridão da noite foi mais uma leitura que fiz por indicação da Paola do Livros e Fuxicos, que assim como eu é apaixonada por romances de época. Faz algum tempo que o comprei, mas sempre colocava outros livros na frente e ele ficou um bom tempo parado na estante. Mas finalmente consegui fazer a leitura e como todas as dicas da Pah, ela acertou novamente.

Moira Tryndale sempre buscou ser uma dama adequada, após seu casamento se tornou uma viscondessa perfeita e anos depois do falecimento do marido continua se mantendo nos padrões exigidos pela sociedade. Contudo, se sente sufocada por tentar agradar a todos e por ansiar ser admirada e desejada por quem é verdadeiramente.  Ela precisa esconder também algo sério e que a deixa ainda mais receosa em se envolver com alguém.

Wynthrope Ryland é um cavalheiro agradável e uma boa companhia, pelo menos essa é a imagem que busca passar para as pessoas. Seu humor irônico e sua postura descontraída escondem um homem inseguro e que guarda segredos que podem vir à tona quando alguém de seu passado retorna e ameaça expor e prejudicar aqueles que ama. 


O foco central do livro é nos personagens principais — Moira e Wynthrope — no modo como vão se conhecendo e à medida que buscam entender o outro, conhecem a si mesmo. Moira tem baixa autoestima, não acredita ser bela o suficiente para atrair olhares interessados, sua tentativa de ser “boa o bastante” para a sociedade fez com que deixasse de viver para si e passasse a viver para os outros. É perceptível a crítica da autora aos padrões de beleza exigidos naquela época, principalmente em relação as mulheres e não apenas aos parâmetros impostos para a aparência, mas ao comportamento esperado de uma dama. Fica claro pelas atitudes da mocinha, bem como pela sua evolução durante a história, a reflexão de que não necessitamos nos ajustar a exigências, precisamos fazer apenas o que nos deixa bem e feliz. É neste ponto que as ações do mocinho se tornam importantes, pois aos poucos ele consegue instigá-la a se desprender dessas amarras e aceitar não somente o seu corpo, mas a si mesma. Igualmente, Moira vê em Wynthrope mais do que ele deixa transparecer e isso o surpreende e fascina ao mesmo tempo, pois ninguém jamais conseguiu enxergar tão profundamente o que ele tenta esconder. Esse foi o aspecto que mais gostei no livro, a autodescoberta, a vivência de novos sentimentos e sensações por meio da relação de ambos.

“Desde aquele dia em Bond Street, quando seus olhos se haviam encontrado, ela tinha a incômoda sensação de que ele podia mergulhar em sua alma. De sua parte, era como se ela o tivesse visto por dentro. Por um momento intenso e perfeitamente claro, ela o olhara e soubera que ele não era o que aparentava ser.” (p. 23)

Tenho que citar a minha vontade de sacudir o protagonista por sua falta de confiança na mocinha. Várias situações poderiam ter sido evitadas se tivesse conversado com ela, esclarecido tudo, mas ele é aquele tipo “cabeça dura” e me irritou em alguns momentos. Gostaria de ter conhecido mais dos irmãos do Wynthrope, fiquei curiosa especialmente sobre a história do mais velho, entretanto a editora não publicou a série completa.

Em suma, Na escuridão da noite não foi leitura frenética e intensa, embora tenha sido muito agradável e leve, li suas quase 400 páginas muito rapidamente. Sem dúvidas indico para quem gosta do gênero.


Sobre a série:


A série dos Irmãos Ryland conta com 5 volumes, apenas dois livros foram publicados aqui no Brasil: Na escuridão da noite pela editora Essência e o quinto livro pela já extinta Nova Cultural.

♥♥♥

Com a leitura de Na escuridão da noite cumpri mais um item do #DesafioHistóricoseEu2:

1 – Ler um romance histórico que esteja empacado em sua estante ou leitor digital.


*Compre AQUI

Nenhum comentário