[Resenha] Extraordinário - R. J. Palacio

Título: Extraordinário
Autor(a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas:320
Ano de Publicação: 2013

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



♥♥♥

Extraordinário é uma daquelas leituras leves e cativantes e ao mesmo tempo bastante reflexiva. Apesar de ser uma história narrada por uma criança, não deixa de ser uma leitura recomendada para todas as idades, porque seu teor reflexivo transmite uma mensagem de aceitação e compreensão com o diferente, sobre a importância de cultivar o respeito e quebrar preconceitos e prejulgamentos.

August Pullman é um menino de 10 anos e seria uma criança como outra qualquer se não fosse pela aparência do seu rosto. Portador de uma síndrome genética, passou por diversas cirurgias, com as quais já obteve melhoras significativas em sua saúde, mas nem tanto em seu aspecto facial. Ele nunca frequentou uma escola, no entanto, sua mãe se esforça ao máximo para ensinar e passar tudo que sabe para o garoto. Ele faz parte de um núcleo familiar bem estruturado. Tem uma ótima relação com a irmã, seus pais são presentes e dedicados, no geral, a família é bastante amável e acolhedora.

Em determinado momento, a mãe de Auggie - como é chamado pelos mais íntimos - sente a necessidade de que ele precisa realmente frequentar uma escola e se relacionar com outras crianças. De início, Auggie não concorda de jeito nenhum, detesta a ideia, sabe que será bem difícil conviver com outras crianças. No entanto, depois de várias conversas sobre como pode ser bom ir à escola e quem sabe fazer amigos, sua mãe sugere fazer uma visita e conhecer o diretor - que por sinal tem um nome muito engraçado e foi um pontapé para ele dar uma chance ao colégio - e a escola antes do início das aulas. Depois de conhecer o simpático diretor, fazer um tour com três alunos e seguindo o desejo da família, Auggie resolve dar uma chance e conhecer esse novo universo.


A convivência na escola não seria nada fácil e August já sabia bem disso. Tudo é novo, são pessoas novas, mas os velhos olhares de espanto e repugnância permanecem os mesmos. Ele sofre preconceito não só por parte dos alunos, mas também pelos próprios pais dos mesmos. Essa situação fica bem clara, principalmente nos eventos sociais do colégio, como em feira de ciências e outros projetos de exposições de trabalhos dos alunos. Tem uma atitude de uma mãe que é fora de sério, que criatura horrível! Não é à toa que o filho dela, Julian, é o seu maior inimigo, lobo em pele de cordeiro essa criança, pratica bullying desenfreadamente com o garotinho. Mas Auggie conhece algumas crianças que procuram ser legais e faz dois grandes amigos, o Jack e a Summer. 

São várias barreiras para superar, afinal não é nada fácil enfrentar o ambiente escolar, o que dirá para uma criança com rosto desfigurado, sujeito a todo e qualquer tipo de preconceito. Ele tem consciência de quão perturbadora pode ser a sua aparência e o que isso causa nas outras pessoas. Tem sua fase de negação, por vezes, pensa em desistir de frequentar a escola. É bem difícil ver a reação de muitos ao se depararem com ele, chega a ser doloroso em certos momentos, alguns realmente sentem repulsa e preferem nem chegar perto, como se o garotinho tivesse algum tipo de doença contagiosa e não um problema genético que acabou desfigurando o seu rosto.

Apesar de tudo, August, sem dúvidas é encantador, perspicaz, divertido, muito inteligente e tenta fazer o possível para compreender como os outros se sentem em relação a ele, sabe exatamente como as pessoas o veem, por mais que queiram disfarçar, é difícil a princípio não ficarem impactadas com sua aparência. Muitas não fazem por mal e ele sabe disso, embora tantas outras fazem questão de demostrar sua apatia e rejeição, como se ter um rosto nada convencional fosse opção sua. Contudo, essa criança não perde sua bondade e é capaz de amadurecer e crescer diante das adversidades.

“Não que elas fizessem por maldade...Estavam apenas sendo crianças bobas e normais. Sei disso. E meio que tinha vontade de dizer: Tudo bem, sei que sou meio esquisito. Podem olhar, eu não mordo. A verdade é que, se de repente um Wookiee começasse a frequentar a escola, eu também ficaria curioso e provavelmente olharia um pouco para ele!” (p.68)

A história é contada em primeira pessoa sob o ponto de vista de vários personagens, principalmente pela visão do Auggie. Os capítulos são curtinhos e o livro é subdividido em partes intercaladas na qual temos a oportunidade de conhecer as impressões e perspectivas de alguns familiares e amigos, sobre como o veem e se sentem com relação a sua aparência desconcertante.  A narrativa é simples, e ao mesmo tempo repleta de reflexões, bom humor e muitas vezes comovente. 

A leitura é muito cativante e o Auggie é encantador, realmente uma criança extraordinária, tem uma força incrível e um coração enorme capaz de ser incrivelmente gentil e bondoso. Extraordinário é uma história que deve ser disseminada e lida com certeza por todos, por pais e filhos, em escolas. Traz uma mensagem sobre quão importante é a aceitação, empatia, respeito, compreensão, e acima de tudo, o amor.   

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” (p.313)

2 comentários

  1. Nossa!!! Amei a resenha amiga. Esse livro nunca tinha me chamado atenção. Mas agora, estou morrendo de curiosidade. Parabéns de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada mesmo, amiga ♥ Extraordinário é um livro narrado de forma bem simples, uma leitura bem rapidinha, mas traz importantes reflexões, acredito que você vai gostar da mensagem da história.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir